Bernie: Quase um Anjo (Bernie)

Em novembro de 1996, o americano Bernhadt "Bernie" Tied foi condenado a prisão perpétua após matar a viúva de 81 anos Marjorie "Marge" Nugent, com quatro tiros, em Carthage, Texas. O crime chocou a cidade, e causou grande comoção na época. Esta é a história real usada como base pelo diretor e roteirsita Richard Linklater para seu longa "Bernie", que não segue à risca os acontecimentos reais, mas torna a essência do evento algo morbidamente engraçado.

Bernie era um agente funerário "formado". Sendo um bom cristão, fazia de tudo ao seu alcance para consolar os parentes e entes queridos daqueles que ajudava a enterrar. Ele era um sucesso na cidade, todas as velhinhas simplesmente amavam o cara, e não só elas, mas toda a comunidade via Bernie como alguém integro e praticante de atitudes benevolentes e carinhosas. 

Certo dia, após o velório do marido de Marjorie Nugent, Bernie procurou a viúva para assim tentar uma (incessante) aproximação, e consequentemente uma amizade. Marjorie era conhecida por seu mau humor e falta de educação - ela até brigou judicialmente com alguns de seus netos por causa da herança do falecido marido. Só que mesmo com sua armadura aparentemente impenetrável, Bernie consegue se tornar um amigo, muito mais na verdade, ele se torna um acompanhante em tempo integral. Os dois começam então a viajar pelo mundo todo, gastando a extensa fortuna da anciã. Ela até mudou seu testamento, deixando tudo que tinha para ele.  

Mas com o tempo a relação começou a se tornar insuportável para Bernie, que era constantemente tratado como um capacho, como um lacaio que não merecia respeito algum. Foi criada uma prisão emocional, da qual Marjorie era a mais dependente, mesmo ela destratando completamente o individuo. Ele, claramente movido por interesses que preferia manter longe de sua própria percepção, também não via como escapar da situação. Foi então que ela naturalmente faleceu... pelas mãos dele.

Richard Linklater sempre se apresentou de forma diferenciada, mesmo quando seus trabalhos seguem uma linha mais comum. Ele é famoso por filmes existências e belos ("Waking Life", "Homem Duplo" ), romances inteligentes ("Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr-do-Sol"), críticas vorazes a sociedade ("Nação Fast Food - Uma Rede de Corrupção") e também obras maneiras e mais comerciais ("A Escola do Rock", "Jovens, Loucos e Rebeldes"). Em "Bernie", Linklater opta pelo tom documental, usando diversos depoimentos para montar não só o cenário do crime, mas também a personalidade dos envolvidos. Entre as pessoas "entrevistadas" estão advogados de acusação e defesa, conhecidos da vítima e de Bernie, entre outros fofoqueiros de cidade pequena. Todos tem uma opinião formada sobre o que aconteceu, e o realismo destes depoimentos é mais do que eficiente, e como foi dito, faz da obra algo singular.

O ator encarregado de Bernie foi o sempre insano Jack Black. Black possui certa personalidade que pode ser definida como "ame ou odeie". Mas uma coisa é certa: mesmo com seus exageros caricatos, sempre pendendo para o pastelão, o ator é pura espontaneidade, um artista nato que faz da comédia algo frenético e vívido. Como Bernie ele está impagável, enfatizando o ar afeminado do personagem e se posicionando como um "bom samaritano" que fez tudo extremamente errado. Muito errado mesmo. 

Outro ator que também está muito bem é Matthew McConaughey, que interpreta o acusador Danny Buck, um cara sensacionalista que gosta dos holofotes, mas que, ironicamente, acaba sendo a única voz da razão na história. Criando trejeitos e cacuetes típicos do Texas, o ator consegue desaparecer por trás de Buck em certos momentos. E não podemos esquecer de Shirley MacLaine como a insuportável e controladora Marjorie.

Em resumo: Richard Linklater, sabiamente, viu grande potencial neste trágica história, e transformou tudo em uma excelente comédia de humor negro. No entanto, o que mais chama atenção não são os depoimentos, ou a personalidade excêntrica e dúbia de Bernie, e nem mesmo os acontecimentos bizarros pós-assassinato (Bernie manteve o corpo de Marjorie durante nove meses em um freezer, fingindo durante todo este tempo que ela, de forma reclusa, estava viva), não é nada disso: o mais interessante foi saber que a população de Carthage era estritamente contra a prisão de Bernie... até mesmo o padre da cidade rezava pela soltura do condenado. Ele era muito boa gente.
























Bernie: EUA/ 2011/ 104 min/ Direção: Richard Linklater/ Elenco: Jack Black, Matthew McConaughey, Shirley MacLaine, Rick Dial, Sonny Carl Davis, Mona Lee Fultz

[COLE AQUI]