Crimes Temporais (Los Cronocrímenes)

Não há nada melhor do que rebater um baixo orçamento com uma boa ideia, neste caso, um roteiro no mínimo interessante.

Esta foi a proposta bem sucedida do diretor, roteirista e ator espanhol Nacho Vigalondo, que, munido de muita criatividade, deu vida a "Crimes Temporais"  o título original ficou "Los Cronocrímenes" , uma ficção cientifica envolvente que também funciona muito bem como suspense  na verdade esta acaba sendo a pegada mais forte do filme.

Na história acompanhamos um dia na vida de Héctor. Casado com Clara, o sujeito quer apenas relaxar em sua nova e confortável residência que fica próxima de uma extensa área verde e pouco habitada. Por conta do acaso –ou nem tanto – ele segue os passos de uma bela jovem que se despia perto de seu quintal. Após ser atacado por um homem de rosto totalmente enfaixado, Héctor se refugia em um laboratório, onde é transportado para o passado, se transformando assim em Héctor 2. Se inicia então uma cadeia de acontecimentos que vão se amarrando de forma instigante.

Como é possível perceber o roteiro é pura maluquice. Mas um dos pontos positivos da obra é não fugir de seu espírito de filme B. Ele é um trash honesto e de qualidade. Os atores não são nada de mais (fora o protagonista, os outros são bem fracos na verdade) e os locais provavelmente são familiares ao diretor e sua produção. No entanto a trama realmente prende a atenção, e apesar de uma aparente obviedade ela consegue surpreender. Por mais forçadas que sejam algumas ocasiões, o desfecho se mostra satisfatório. 

No final, "Crimes Temporais" é uma ótima opção para quem curte ficções cientificas que envolvem viagem no tempo e também para quem gosta de um bom suspense. Criando um vilão que se torna de certa forma emblemático (mesmo roubando influências de todos os lados), o filme trabalha com a ideia de que: se tivéssemos a oportunidade de mudar um acontecimento do passado, será que faríamos melhor? Ou no final tudo esta fadado ao fracasso? Algo assim. É diversão pura e simplesmente.

PS: o filme foi muito bem recebido pela crítica e público quando lançado em 2007, e foi selecionado para vários festivais, incluindo Sundance.




Crimes Temporais/ Los Cronocrímenes/ Timecrimes: Espanha/ 2007/ 92 min/ Direção: Nacho Vigalondo/ Elenco: Karra Elejalde, Candela Fernández, Bárbara Goenaga, Nacho Vigalondo

[COLE AQUI]